quarta-feira, 20 de julho de 2016

Após bloqueio do WhatsApp, hackers derrubam site do TJ-RJ

Ação dos hackers ocorre após o aplicativo ser bloqueado em todo Brasil


Hackers do grupo Anonymous Brasil afirmaram nesta terça-feira (19) que retiraram do ar o site do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) em represália ao bloqueio do WhatsApp no Brasil. O coletivo assumiu a autoria do ataque em postagem no Facebook.

A ação dos hackers ocorre após o aplicativo ser bloqueado em todo Brasil. A decisão de suspender o serviço surgiu porque o Facebook, dono do WhatsApp, se recusar a passar informações para uma investigação policial. Esta é a terceira vez que a ferramenta é suspensa em todo o território nacional.

O novo bloqueio do WhatsApp veio de uma ordem tomada pela juíza Daniela Barbosa, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Duque de Caxias (RJ). Estima-se que aproximadamente 100 mil pessoas utilizem o WhatsApp no Brasil, seja para se comunicar com amigos e familiares ou como ferramenta de trabalho. 

A juíza determinou que o Facebook pague multa diária de R$ 50 mil até o efetivo cumprimento da medida de interceptação do fluxo de dados do WhatsApp. A magistrada também ordenou que seja instaurado um procedimento contra o representante legal do Facebook pela suposta prática de obstrução de investigação criminal.

O WhatsApp diz que está trabalhando para que o serviço volte a funcionar no Brasil. "É chocante que, em menos de dois meses, a história se repita, mesmo após a população brasileira e os legisladores terem rejeitado o bloqueio de serviços como o WhatsApp", afirmou o criador e CEO do aplicativo, Jan Koum.
por Nathália Guimarães
Fonte: LEIAJÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário