segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Pagamento de salário de servidores é destaque no retorno da Assembleia Legislativa

Oposição quer audiência pública sobre o tema; Governo diz que oposicionistas querem eleitoralizar o debate na Casa

Pagamento de salário de servidores foi um dos temas abordados no retorno dos trabalhos na Assembleia Legislativa / Divulgação/Alepe
Franco Benites

O pagamento do salário dos servidores foi um dois temas abordados pelos deputados estaduais no retorno dos trabalhos da Assembleia Legislativa de Pernambuco nesta segunda-feira. A sessão plenária contou com a presença de boa parte dos parlamentares, mas não dos 49 que têm assento na Casa. Na Câmara dos Vereadores do Recife, também houve o retorno às atividades. 

O líder da oposição, Silvio Costa Filho (PRB), informou que a bancada quer realizar três audiências públicas este mês e a primeira delas é a que trata das contas do Estado. "Há uma preocupação grande dos servidores sobre o pagamento da folha. A gente vai fazer uma audiência pública sobre isso. Estamos encaminhando ofício hoje ao deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB), presidente da Comissão de Finanças. A gente quer a vinda dos secretários Milton Coelho (Administração) e Marcelo Barros (Fazenda) para tratar da saúde financeira", disse.

Ainda segundo Sílvio Costa Fillho, a bancada de oposição irá focar em audiências públicas para tratar da PPP do Saneamento e da Segurança Pública. Ele também quer debater, nas comissões da Assembleia, a saúde pública e a Arena Pernambuco.


O líder do governo na Assembleia Legislativa, Waldemar Borges (PSB), rebateu Sílvio Costa Filho. "A oposição vai passar esse período até as eleições procurando todo tipo de assunto para tentar transformar a Assembleia em um palanque eleitoral. Evidentemente, tem assuntos que são pertinentes, outros repetitivos, a exemplo da discussão da Arena Pernambuco, que já discutimos de mil maneiras", declarou.

Para Waldemar, também não há sentido convocar Milton Coelho e Marcelo Barros para uma audiência pública.

"Enquanto dez estados brasileiros já não pagam o salário em dia, alguns deles não conseguem mais nem empréstimo bancário, aqui em Pernambuco a gente está honrando o compromisso. Aqui, graças a uma gestão responsável no que diz respeito ao controle das contas públicas, a gente está conseguindo fazer isso de uma maneira até já diferenciada do resto do Brasil. Portanto, precisaríamos aprofundar um pouco mais para saber efetivamente o que há de tão grave nessa situação para justificar uma audiência pública além de uma motivação eleitoral de se fazer discurso para funcionário na véspera da eleição", rebateu.

Além de Silvio Costa Filho, o deputado estadual Edilson Silva (PSOL) criticou a postura do governo do Estado em relação ao Presídio de Caruaru. Nesta segunda-feira, comitês de Direitos Humanos foram impedidos de entrar na Unidade Prisional.
FONTE: JC ON LINE


Nenhum comentário:

Postar um comentário