segunda-feira, 1 de agosto de 2016

FIADO: O JEITINHO BRASILEIRO E PRINCIPALMENTE DO SÃO LOURENCENSE SOBREVIVER..., AFF!!!!

O fiado sempre viveu no limite da sobrevivência




O famoso 'fiado', ou "pendura", sempre foi uma prática bastante comum nas periferias. Embora essa tradicional forma de negócio não seja novidade para quem sempre viveu no limite da sobrevivência, é numa crise econômica como esta, pela qual o País passa, que ela se torna ainda mais necessária para que o estabelecimento permaneça firme e forte, de acordo com especialistas. Na visão de Renato Meirelles, fundador do Data Popular e do Data Favela, essa forma de pagamento acaba sendo ainda mais utilizada nas periferias.

“Se, antes dessa crise, as pessoas ainda pediam fiado, agora, que as pessoas estão sem dinheiro, elas apelam ainda mais”, justifica. Ele complementa que, além do aspecto econômico, a questão social dentro de uma periferia também conta para que essa forma de pagamento ainda persista. “Quem tem um negócio não fica tão receoso em fazer fiado porque o que a gente percebe é que as pessoas não querem ficar mal faladas dentro da própria comunidade, então, entre pagar o cartão de crédito ou seu Joaquim da venda da esquina, os moradores preferem pagar seu Joaquim”, diz.

Professor de Sociologia da Unicap, Nadilson Silva acredita que o fiado faz parte da cultura da pobreza. “Não no sentido pejorativo, mas no sentido de sobrevivência em condições adversas. O pendura é uma visão mais maleável do crédito”, explica. Dono do Liko Hair, salão de beleza no bairro de Água Fria, Ivaldo José da Silva conta que, há dois anos, costumava fazer mais serviços no fiado. “Hoje em dia, seleciono aquelas pessoas que são mais próximas, que eu sei onde moram e que vêm no salão há mais tempo”, conta, justificando que fica com receio de não receber.
Na visão do professor Nadilson, no entanto, a rigidez com o pagamento no salão de Ivaldo é uma reação assustada à crise econômica, mas que não pode ser mudada.
fonte: FOLHA PE.

Tudo isso é um reflexo da crise econômica que está entre nós, mas é também um reflexo de uma péssima administração municipal, que deveria buscar maneiras de melhorar salários, fazer concurso público, bem como, buscar meios de trazer empresas para nossa cidade, oferecendo "determinadas" vantagens para quem viesse aportar sua empresa aqui, em São Lourenço, e assim trazer novos empregos. Afinal..., trabalhar, todo mundo quer!!!

Daí fica nossa revolta e nossa resposta será dada em breve, pois: "O POVO ACORDOU, E AGORA VAI MUDAR!!!!

Comentário: Cláudio( CAU ).





Nenhum comentário:

Postar um comentário