terça-feira, 14 de agosto de 2012

ENERGIA EÓLICA


PE promove evento e elimina ICMS para atrair empresas de energia eólica
  foto: Heudes Regis/JC Imagem

O governo de Pernambuco está centrando esforços para atrair fornecedores da indústria de energia eólica para desenvolver o cluster do setor em Suape. Uma das estratégias é a isenção total de ICMS para essas empresas que queiram se instalar no Estado. Outra ação governamental é a realização, durante os dias 27 e 28 de agosto, no Mar Hotel, do PE Business Wind , cujo  intuito é reunir os principais investidores e empresas nacionais e internacionais para conhecer o potencial do Estado e debater os rumos do setor. 
Como Pernambuco já dispõe de fabricantes de aerogeradores (Impsa) torres (Gestamp) e acertou a instalação da unidade de pás eólicas (LM Eólica), a intenção agora é incentivar a vinda de empresas que forneçam peças e componentes para esses fabricantes. “Pernambuco fechou o ciclo dos grandes equipamentos, agora trabalhamos para o adensamento da cadeia produtiva”, explica o secretário de desenvolvimento econômico Frederico Amâncio.
Amâncio revela que o momento é propício para a expansão do setor. Prova disso é a Política de Conteúdo Nacional Mínimo, a qual obriga às empresas que queiram investir em parques eólicos a comprar equipamentos com índice mínimo de 65% de nacionalização para que as máquinas sejam adquiridas através do financiamento do BNDES. “A promoção do evento PE Business Wind tem o intuito de mostrar o potencial de Pernambuco, adensar a cadeia produtiva para que as empresas tenham índices de nacionalização maiores”, afirmou Roberto de Abreu e Lima Almeida, secretário executivo de desenvolvimento de negócios.
Outro ponto que conta a favor do Estado é o fato de cerca de 50% do potencial eólico do País estar no Nordeste brasileiro, e a logística proporcionada pelo Porto de Suape na região contribui para conquistar o interesse de fornecedores por Pernambuco. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, estima-se que o potencial da energia eólica no País seja superior a 350 GW. Até agora são utilizados apenas 1,5 GW, porém a expectativa do setor nacional é que sejam instalados mais 15 GW até 2020, o que representa mais de US$ 18 bilhões em novos investimentos.
FONTE: NE10 – PERNAMBUCO INVESTIMENTO.
                                                                         
 A NATUREZA AGRADECE...


VOTE: PARTIDO VERDE!
VOTE: BETO DO ESPAM – 43
            Vice: Pr. KLECYO

Nenhum comentário:

Postar um comentário