quarta-feira, 19 de setembro de 2012

GREVE AQUI, GREVE ALI, GREVE ACOLÁ…,APERREIOS. NESSES CASOS, COMO PAGAR MINHAS CONTAS??


As paralisações dificultam determinadas operações, mas cliente deve usar canais alternativos, para pagar suas contas.


A greve dos bancários, iniciada ontem e sem perspectiva de conclusão, poderá trazer problemas para os clientes que precisam realizar transações bancárias. Operações como alguns empréstimos, financiamento para compra de imóveis e automóveis, criação ou modificação de senhas e resgate de cheques sem fundos só podem ser feitas no atendimento das instituições bancárias.
Entretanto, os consumidores devem ficar atentos às operações que podem realizar em terminais de autoatendimento no caixa eletrônico, pela internet banking, mobile banking (via smartphone), por telefone ou em correspondentes bancários como lotéricas e estabelecimentos credenciados como supermercados. A greve dos Correios também poderá prejudicar os consumidores com o atraso das contas enviadas para as residências e a paralisação de atendimento nas suas agências, que também funcionam como correspondentes bancários.
O Procon Pernambuco orienta os usuários de serviços bancários a ficarem atentos aos prazos de vencimentos de cobranças. Mesmo com a greve, os clientes devem pagar as contas. Para evitar ter o nome enviado para serviços de proteção ao crédito, o órgão de defesa do consumidor recomenda que o consumidor entre em contato com a empresa credora e solicite as opções para o pagamento, caso não esteja descrito no boleto.
O consumidor deve documentar esse pedido, anotando o número do protocolo de atendimento para o caso de ter comprovantes caso precise reclamar em órgãos de defesa do consumidor, sinaliza o Procon-PE. Para fazer o pagamento de débitos, os clientes podem recorrer a caixas eletrônicos, bancos 24 horas, internet banking, mobile banking. Faturas já vencidas poderão ser pagar em correspondentes bancários como lotéricas e estabelecimentos credenciados, como supermercados.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) tem uma lista de canais alternativos de atendimento bancário com transações que podem ser realizadas pelos clientes. Algumas operações como retirada de talão de cheque, contratação de serviços e investimentos poderão ser feitas por canais alternativos.
A Caixa Econômica Federal (CEF) está com agências fechadas, mas conta com rede de atendimento como loterias, correspondentes bancários e postos de autoatendimento, canais que poderão ser utilizados pelos clientes. As unidades com a marca Caixa Aqui vão realizar pagamento de contas de água, energia, tributos, cobranças, prestação de habitação, saques e pagamento de benefícios sociais. Os clientes também podem checar os canais de atendimento através do www.caixa.gov.br e pelo 0800-726-0101.

FONTE: JC ONLINE





Nenhum comentário:

Postar um comentário