As paralisações dificultam determinadas operações, mas cliente deve
usar canais alternativos, para pagar suas contas.
A greve dos
bancários, iniciada ontem e sem perspectiva de conclusão, poderá trazer
problemas para os clientes que precisam realizar transações bancárias.
Operações como alguns empréstimos, financiamento para compra de imóveis e
automóveis, criação ou modificação de senhas e resgate de cheques sem fundos só
podem ser feitas no atendimento das instituições bancárias.
Entretanto, os consumidores devem ficar atentos às operações que
podem realizar em terminais de autoatendimento no caixa eletrônico, pela internet
banking, mobile banking (via smartphone), por telefone ou em correspondentes
bancários como lotéricas e estabelecimentos credenciados como supermercados. A
greve dos Correios também poderá prejudicar os consumidores com o atraso das
contas enviadas para as residências e a paralisação de atendimento nas suas
agências, que também funcionam como correspondentes bancários.
O Procon Pernambuco
orienta os usuários de serviços bancários a ficarem atentos aos prazos de
vencimentos de cobranças. Mesmo com a greve, os clientes devem pagar as contas.
Para evitar ter o nome enviado para serviços de proteção ao crédito, o órgão de
defesa do consumidor recomenda que o consumidor entre em contato com a empresa
credora e solicite as opções para o pagamento, caso não esteja descrito no
boleto.
O consumidor deve documentar esse pedido, anotando o número do
protocolo de atendimento para o caso de ter comprovantes caso precise reclamar
em órgãos de defesa do consumidor, sinaliza o Procon-PE. Para fazer o pagamento
de débitos, os clientes podem recorrer a caixas eletrônicos, bancos 24 horas,
internet banking, mobile banking. Faturas já vencidas poderão ser pagar em
correspondentes bancários como lotéricas e estabelecimentos credenciados, como
supermercados.
A Federação Brasileira
de Bancos (Febraban) tem uma lista de canais alternativos de atendimento
bancário com transações que podem ser realizadas pelos clientes. Algumas
operações como retirada de talão de cheque, contratação de serviços e
investimentos poderão ser feitas por canais alternativos.
A Caixa Econômica Federal (CEF) está com agências fechadas, mas
conta com rede de atendimento como loterias, correspondentes bancários e postos
de autoatendimento, canais que poderão ser utilizados pelos clientes. As
unidades com a marca Caixa Aqui vão realizar pagamento de contas de água,
energia, tributos, cobranças, prestação de habitação, saques e pagamento de
benefícios sociais. Os clientes também podem checar os canais de atendimento
através do www.caixa.gov.br e pelo 0800-726-0101.
FONTE: JC ONLINE
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